União Africana prevê lançar passaporte africano em 2020

A UNIÃO Africana (UA) anunciou semana passada, em Addis-Abeba, sede da organização, que o passaporte continental será lançado em 2020, noticiou a Prensa Latina, citada pela Angop.

O primeiro passaporte electrónico foi anunciado durante a 27ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da UA, em Kigali, Ruanda, em 2016, tendo sido emitido só para os mandatários.

“Espera-se que o documento de viagem comum estabelecido para substituir os nacionais existentes outorgue aos Estados membros a isenção de visto”, disse a comissária da UA para Infra-Estruturas, Energia, Novas Tecnologias e Turismo, Amani Amani Abou-Zeid.

Actualmente, os únicos outros elegíveis para viajar dentro desse formato são os ministros das Relações Exteriores e os representantes permanentes junto da União Africana.

“O bloco continental está a estudar actualmente os mecanismos legais e técnicos pertinentes para que seja aceite por todos os países, de modo que os africanos possam viajar para outros continentes com o passaporte comunitário”, pontualizou Abou-Zeid.

A iniciativa está inserida no desenvolvimento do programa emblemático da agenda 2063, da União Africana, para a transformação socioeconómica da região.

Jornal Noticias

1 comentário
  1. buat akun wechat

    judi online terbaru

    União Africana prevê lançar passaporte africano em 2020 – MOZ NEWS

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.