Verónica Macamo elogia papel de Afonso Dhlakama no processo de paz

A PRESIDENTE da Assembleia da República, Verónica Macamo, elogiou hoje, em Maputo, o papel desempenhado pelo falecido líder da Renamo, Afonso Dhlakama, no processo de pacificação e democratização nacional.

Falando antes da ordem do dia no mais alto órgão legislativo do país, Macamo disse que aquele político perdeu a vida numa altura de assinaláveis progressos no processo de descentralização, desmobilização e integração dos efectivos militares do maior partido da oposição.

Queremos afiançar ao povo moçambicano que tudo faremos para viabilizar os entendimentos alcançados em sede de diálogo entre o Chefe do Estado, Filipe Jacinto Nyusi, e o malogrado presidente da Renamo, senhor Afonso Dhlakama, contribuindo assim para o sucesso do actual processo de paz. E, neste âmbito, contaremos, como tem sido apanágio desta casa, com a intervenção de todos os actores políticos, particularmente com o apoio das lideranças das bancadas parlamentares, referiu Macamo.

Afonso Dhlakama perdeu a vida no passado dia 3 de Maio do ano em curso na Serra de Gorongosa, em Sofala, vítima de doença, tendo os seus restos mortais sido sepultados no passado dia 10 do mês corrente, em Mangunde, distrito de Chibabava, sua terra natal.

As exéquias oficiais tiveram lugar no dia 9 de Maio, na cidade da Beira, na presença do Chefe do Estado, Filipe Nyusi.

Jornal Noticias