O Teu portal online

Moçambique: MetroBus tarifa do passe mensal está fixada em 3500 MT para cada utente

90

As viagens no MetroBus, uma iniciativa privada que arranca em Dezembro próximo, na zona metropolitana de Maputo, vão custar 3500,00 meticais por mês, valor que contempla o uso diário dos autocarros e automotoras para a entrada e saída do centro da capital.

O acesso aos meios será unicamente através de um passe que poderá ser recarregado para o uso do sistema num dia, semana ou mês, de acordo com as necessidades e poderes de cada utente. Entretanto, a tarifa do passe mensal está fixada em 3500 para a fase de arranque do projecto.

A informação é avançada pela Fleetrail, entidade dona dos meios, que destaca que o MetroBus vem responder aos desafios de transporte de passageiros na zona metropolitana de Maputo, embaraçado por um frota diminuta de autocarros e intenso congestionamento rodoviário.




Amade Camal, director-geral da Fleetrail, disse que a ligação Baixa-Matola-Gare e vice-versa nas automotoras do projecto durará 20 minutos, enquanto o trajecto entre a cidade de Maputo e Matola levará apenas 15 minutos. Estas duas linhas constituem a primeira das três fases da iniciativa.

Nas etapas subsequentes, as automotoras e autocarros servirão, a partir de Junho, os cidadãos de Marracuene e vila de Boane, de modo que em Dezembro do próximo ano se avance para Goba, Ressano Garcia e Manhiça.

Questionado sobre se a tarifa mensal não é alta para a maioria dos possíveis utentes, Amade Camal explicou que o projecto foi desenhado para a classe média. A ideia é que se se tirar os milhares de carros turismos, que diariamente fazem filas longas da periferia para o centro da cidade e vice-versa, os “chapas” podem fluir melhor, transportando os cidadãos que não podem despender 3500,00MT para ligar as suas casas e os postos de trabalho num mês.

O projecto é composto por quatro automotoras com igual número de carruagens cada e 100 autocarros, sendo 63 de 50 lugares e 37 de 30 passageiros.

As automotoras, que vão circular todo o dia e não apenas nas horas de ponta como os comboios dos CFM, podem transportar até 1100 passageiros por viagem, de acordo com a empresa.

Jornal Noticias

Loading...
1 comentário
  1. fotografodecasamentoemamericana.wordpress.com

    Moçambique: MetroBus tarifa do passe mensal está fixada em 3500 MT para cada utente

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.