Moznews.co.mz

5 países que foram eleitos os mais ricos no ano de 2017

No ranking de países mais ricos do mundo divulgado nesta semana pela Global Finance Magazine, o critério utilizado foi o PIB, quanto maior for o PIB, mais rico e mais desenvolvido o país é considerado o mais rico.

De acordo com o site Blastingnews, O Catar ficou em primeiro lugar, apesar de um histórico lamentável de direitos humanos e das mortes que se acumulam nas construções para a Copa do Mundo de 2022.

1. Qatar
É um pais árabe tem sua economia voltada para exportação de petróleo e gás natural. Será o país sede da Copa do Mundo em 2022, mas devido ao seu clima extremamente quente, corre o risco de não poder sediar o evento, caso seja constatado não ter condições climáticas para os Jogos. Sua temperatura no verão chega a casa dos 40°. Tem uma população estimada em 1,9 milhão de habitantes, sendo um dos poucos países onde seus moradores não são obrigados a pagarem impostos. Sua capital é Doha. Seu PIB é de quase 130 mil euros.




2. Luxemburgo
É um dos menores países do mundo e fica e localizado na Europa Ocidental. É conhecido por ter um forte setor industrial, sua taxa de desemprego é baixa e tem o maior salário mínimo da Europa. Nele estão concentrados a maioria dos bancos da União Europeia. Tem cerca de 500 mil habitantes. Seu PIB é de quase 102 mil euros.

3. Macau
Tendo uma economia de comércio bastante aberta e liberal, é voltada em grande parte para o setor terciário, tendo o jogo e o turismo como principais atividades econômicas e também é a cidade com o maior número de cassinos no mundo, sendo conhecida popularmente como “Las Vegas do Oriente”.
Uma de suas línguas mais faladas é o português. Tem cerca de 538 mil habitantes. Seu PIB é de 96 mil euros.




4. Singapura
Sua economia é voltada para a exportação de mercadorias, sendo considerada também uma potência industrial e tecnológica. É a única ilha cidade-estado do mundo. Apesar de toda sua riqueza, a maior parte da água consumida pela população no país é importada da Malásia. Foi eleita uma das cidades mais caras para se viver do mundo. Tem cerca de 5 milhões de habitantes. Seu PIB é de 87 mil euros.

5. Brunei
Sua principal fonte de riqueza vem da exportação de petróleo e gás natural, apesar de ter um agricultura forte de cultivo de arroz, a sua produção não consegue suprir a demanda local, sendo necessária a importação. Fica localizado no Sudeste Asiático e tem uma população estimada em 416.000, sua capital é Bandar Seri Begawan. Seu PIB é de 80 mil euros.