Moznews.co.mz

Mulher moçambicana está mais focada em seu próprio sucesso profissional do que no casamento e na família

A mulher hoje busca muito mais sua autonomia. A mulher também tem um desejo de alcançar rapidamente a própria autonomia antes de se casar e ter filhos. Isso parece frio e ruim, mas não é. Trata-se de um processo de maturidade feminina, da mulher como indivíduo, como ser humano. Enxergo essa mudança de forma positiva. Ela sai mais fortalecida desse processo, se emancipa.

A Mulher Moçambicana

Nos últimos a mulher tem lutado pela chamada “Igualdade de género”. Pelas mesmas oportunidades de acesso à educação, emprego e principalmente pela liberdade de fazer escolhas e desenvolver as suas capacidades pessoais, sem as limitações estabelecidas pelos papéis de género socialmente estereotipados.

Esta luta já tem mostrado alguns frutos, com um maior número de mulheres a estudar, embora o desafio ainda seja grande porque, muitas vezes, logo que as raparigas atingem a puberdade são obrigadas a abandonar os estudos (considerados menos importantes) para contrair o matrimónio e dessa forma cumprir com o seu dever de “Ser Mulher”.

Mesmo assim, a mulher moçambicana é forte e a sua força produz resultados mensuráveis