Define Mulher Moçambicana

Falar da mulher moçambicana é complexo – várias culturas, diferentes tradições, etnias, crenças num único país. Desde cedo a mulher moçambicana é preparada para ser esposa, mãe, nora, etc. – papéis que são muito admirados na sociedade.

A mulher é preparada para servir o homem e estar ao lado dele de forma incondicional. O seu papel como mulher é circunscrito aos afazeres domésticos.

Nos últimos 40 anos a mulher tem lutado pela chamada “Igualdade de género”. Pelas mesmas oportunidades de acesso à educação, emprego e principalmente pela liberdade de fazer escolhas e desenvolver as suas capacidades pessoais, sem as limitações estabelecidas pelos papéis de género socialmente estereotipados.

Esta luta já tem mostrado alguns frutos, com um maior número de mulheres a estudar, embora o desafio ainda seja grande porque, muitas vezes, logo que as raparigas atingem a puberdade são obrigadas a abandonar os estudos (considerados menos importantes) para contrair o matrimónio e dessa forma cumprir com o seu dever de “Ser Mulher”.
Nas grandes cidades, a mulher vai quebrando barreiras e há cada vez mais mulheres profissionalmente estabelecidas e financeiramente independentes, sendo nas grandes cidades que a mulher vai sentindo cada vez mais que a igualdade está próxima.

Ser Mulher moçambicana é…
Assumir um papel importante para a sociedade;
Ser “chefe de família”, colocando sempre a família em primeiro lugar;
Ser batalhadora, forte e Firme quando tudo parece perdido;
Tomar decisões com responsabilidade e consciência dos seus actos;
Ser carinhosa, meiga, atenciosa, humilde, alegre e dura quando tem de ser.
Em Moçambique, ser mulher é ser simplesmente MULHER.

jasonassociates