Eunice Andrade, Já sofreu violência doméstica (VEJA VÍDEO)

“Eunice Andrade esteve no programa Big Boss Show, questionada se já sofreu violência doméstica não temeu e respondeu sim já sofre violência doméstica mas já passa muito tempo .E tem uma prótese no nariz por conta da violência doméstica.




Violência doméstica aumenta em Moçambique

Cresce o número de casos de violência doméstica em Moçambique, mas a Associação das Mulheres de Carreira Jurídica aponta as desistências nos processos jurídicos por parte das mulheres como um dos principais retrocessos na luta contra este fenómeno

Parte dos casos identificados tem merecido tratamento judicial, que culmina com a penalização dos autores, contudo, ainda não servem de exemplo suficiente para travar a violência doméstica.

Um dos retrocessos nesta luta é o abandono dos casos judiciais por parte das vítimas, por temerem represálias por parte da família.

Ultrapassar o medo de denunciar a violência é outro desafio, pelo que a mulheres de carreira jurídica sugerem que se criem condições de conforto para as vítimas deste mal sintam-se encorajada a denunciar os autores.




.Consequências da Violência domestica

A violência doméstica existe em todo o mundo e atinge todas as classes socais.
E podemos considerar o sintoma mais visível da desigualdade de poderes nas relações entre homens e mulheres.
É um crime, previsto na lei moçambicana, uma violação grave dos direitos humanos. O seu combate é uma responsabilidade de toda a sociedade., por isso não fechemos os olhos para a violência doméstica, vamos ajudar as vítimas de violência doméstica a quebrarem o silêncio.
Porque ela é problema social de dimensão mundial…..

. Como ajudar as vítimas ou medidas a ser tomadas para prevenção ou diminuição da violência

Primeiro não ter receio porque é um direito fundamental, ter na consciência que esta sendo violada, deve-se comunicar imediatamente o facto as autoridades competentes, confiar sempre nas instituições, informar os vizinhos do sucedido, sempre que possível arranjar testemunhas e nunca ocultar o caso.