Ultimate magazine theme for WordPress.

Dia Mundial da Tuberculose. Os sinais que jamais devem ser ignorados

Celebra-se esta sexta-feira o Dia Mundial da Tuberculose, uma data que tem como objetivo despertar consciências para aquela que é a segunda causa de morte no mundo, depois da Sida.




A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium (ou Bacilo de Koch) e o seu contágio apenas acontece por via aérea, sendo, por isso, as pessoas com tuberculose pulmonar ou laríngea as mais propensas a propagar a bactéria.

O contágio acontece quando as defesas da pessoa exposta à bactéria não são capazes de fazer frente ao agente nocivo que se instalou nos pulmões. A tuberculose que atinge outras partes do corpo além dos pulmões, como os gânglios, meniges, pericárdio, ossos, rins, pele ou intestinos não é, por norma, contagiosa.

A causa da tuberculose foi detetada a 24 de março de 1882 pelo médico Robert Koch, data que passou a ser assinalada anualmente. Para marcar o Dia Mundial da Tuberculose deste ano, que se celebra esta sexta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu como tema a união: ‘Leave no one behind.




Unite to end TB’ (não deixe ninguém para trás. Unidos para erradicar a tuberculose). E não há melhor forma de união do que aquela que vem da compreensão.

Saber quais os sintomas mais comuns da doença – que é a segunda causa de morte em todo o mundo, depois da Sida.

Fonte:Noticias ao minuto




Loading...
moznews.co.mz