Homens é melhor urinar de pé ou sentado?

Ainda que se saiba que os homens podem tanto urinar de pé como sentados, admitir que se urina sentado na sanita, como as mulheres, é para muitos homens um tabu.

O El País falou com vários especialistas para debater este assunto. Há quem defenda que urinar sentado é mais higiénico, mas quem sublinhe que fazê-lo de pé é uma questão de masculinidade.

O urologista e andrologista Juan Pablo Burgués adverte que se deve acabar com o uso dos adjetivos ‘masculina’ e ‘feminina’ para distinguir as posições de pé ou sentado de se urinar. No entanto, para o especialista, mesmo tendo questões de higiene em consideração (urinar de pé numa sanita poderá fazer com que fique suja), não é necessário obrigar os homens a urinar sentados.

E sublinha: “A postura natural para urinar não responde a necessidades higiénicas ou médicas, mas a fatores anatómicos. A mulher não poderia urinar de pé por que de molharia, no entanto, os homens têm a opção de o fazer a uma certa distância sem se molharem e sem a necessidade de se sentarem. Fazê-lo de pé pode ser menos higiénico ao salpicar pequenas gotas [de urina], mas para isso existe a tampa da sanita. É preciso educar bem os meninos desde pequenos para levantar sempre a tampa, e limpar qualquer salpico que possa cair.”

Não há uma postura correta e uma errada, no entanto alguns estudos sugerem que a posição que elege para urinar pode ter influência em questões de saúde da próstata e na ereção matinal. Para os homens com problemas de hiperplasia benigna de próstatas, urinar sentado melhora ligeiramente o caudal e esvazia melhor a bexiga, segundo explica o urologista José María Gil-Vernet.

Nas manhãs em que se acorda com ereção, urinar de pé pode ser mais complicado, pelo que sentar-se pode ser uma opção mais cómoda.

:Noticias ao minuto