Ultimate magazine theme for WordPress.

A partir deste ano bancos deverão utilizar mesma taxa de juro

Partilha Esta Noticia com os Seus Amigos

As Instituições de crédito deverão utilizar uma taxa de juro única de empréstimos aos clientes a partir deste ano.




MAPUTO- A medida foi introduzida pelo Banco de Moçambique para conferir transparência às operações bancárias e facilitar a negociação das taxas de juro a contratar.




Segundo escreve o Jornal O País, para a introdução de uma taxa de juro única em todos os bancos será necessário definir também um único indexante, isto é, um mecanismo que deve orientar todos os bancos a fixarem a taxa de juro preferencial, também conhecida por taxa prime, que é aplicada a clientes que têm as melhores avaliações de crédito.

A medida já tinha sido anunciada no encerramento do ano Económico em Dezembro de 2016, pelo Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, e foi reiterada esta quarta-feira no encerramento do no 41º Conselho Consultivo da instituição.

“No quadro do reforço da transparência do processo de formação das taxas de juro que os bancos praticam com a sua clientela, bem assim, do mecanismo de transmissão da política monetária, após entendimento com a Associação Moçambicana de Bancos (AMB), a partir deste ano, o sistema bancário passará a ter um indexante que deverá ser único para todas as taxas de juro que serão negociadas entre os bancos e os seus clientes”, anunciou o governador do Banco de Moçambique.

Assim, com base nesse indexante, o mercado passará a ter uma taxa de juro prime única para todo o sistema”, anunciou o Governador do Banco de Moçambique.

Rogério Zandamela explicou, na ocasião, que o estabelecimento de uma taxa prime única vai permitir que os clientes do sistema bancário tenham maior base de negociação da taxa final de cada empréstimo a contratar e, por esta via, aumentar a concorrência no sistema. [AM]

Folha de Maputo

Loading...
moznews.co.mz