Ultimate magazine theme for WordPress.

A partir deste ano bancos deverão utilizar mesma taxa de juro

As Instituições de crédito deverão utilizar uma taxa de juro única de empréstimos aos clientes a partir deste ano.




MAPUTO- A medida foi introduzida pelo Banco de Moçambique para conferir transparência às operações bancárias e facilitar a negociação das taxas de juro a contratar.




Segundo escreve o Jornal O País, para a introdução de uma taxa de juro única em todos os bancos será necessário definir também um único indexante, isto é, um mecanismo que deve orientar todos os bancos a fixarem a taxa de juro preferencial, também conhecida por taxa prime, que é aplicada a clientes que têm as melhores avaliações de crédito.

A medida já tinha sido anunciada no encerramento do ano Económico em Dezembro de 2016, pelo Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, e foi reiterada esta quarta-feira no encerramento do no 41º Conselho Consultivo da instituição.

“No quadro do reforço da transparência do processo de formação das taxas de juro que os bancos praticam com a sua clientela, bem assim, do mecanismo de transmissão da política monetária, após entendimento com a Associação Moçambicana de Bancos (AMB), a partir deste ano, o sistema bancário passará a ter um indexante que deverá ser único para todas as taxas de juro que serão negociadas entre os bancos e os seus clientes”, anunciou o governador do Banco de Moçambique.

Assim, com base nesse indexante, o mercado passará a ter uma taxa de juro prime única para todo o sistema”, anunciou o Governador do Banco de Moçambique.

Rogério Zandamela explicou, na ocasião, que o estabelecimento de uma taxa prime única vai permitir que os clientes do sistema bancário tenham maior base de negociação da taxa final de cada empréstimo a contratar e, por esta via, aumentar a concorrência no sistema. [AM]

Folha de Maputo

Loading...