MOZ NEWS


Morte da filha de ex-presidente,Armando Guebuza “expõe vulnerabilidade da mulher”

Morte da filha de ex-presidente,Armando Guebuza “expõe vulnerabilidade da mulher”
dezembro 17
19:48 2016

A ministra do Género, Criança e Acção Social de Moçambique disse hoje que o assassínio de Valentina Guebuza, filha do antigo chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, expõe a vulnerabilidade das mulheres moçambicanas à violência doméstica.




“É um caso muito infeliz, que, infelizmente, nos diz muito da grande violência doméstica que existe nos nossos lares”, declarou à Lusa Cidália Chaúque, falando à margem do velório de Valentina Guebuza, assassinada a tiro na quarta-feira, supostamente pelo marido.

A violência doméstica, prosseguiu Chaúque, exige o redobramento de esforços por parte de toda a sociedade contra esta prática, uma vez que se traduz em consequências graves.

“Toda a sociedade deve ser mobilizada, todas as nossas comunidades, homens e mulheres devem ser sensibilizados contra a violência”, acrescentou a ministra.

O velório de Valentina Guebuza decorreu hoje na Igreja Presbiteriana de Chamanculo, subúrbios da capital moçambicana, onde casou há dois anos, e contou com a participação do atual chefe de Estado, Filipe Nyusi, do antigo Presidente moçambicano Joaquim Chissano, titulares dos órgãos de soberania, membros e simpatizantes da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, e membros do atual e dos anteriores governos moçambicanos.

A Polícia da República de Moçambique disse na quinta-feira que Valentina Guebuza, 36 anos, foi morta a tiro, supostamente pelo marido, Zófimo Muiuane, na residência do casal em Maputo, e deixa uma filha de um ano e seis meses.




Valentina da Luz Guebuza, 36 anos, era uma das mais destacadas empresárias do país.

Em dezembro de 2013, a revista Forbes colocou-a entre as vinte jovens africanas mais poderosas de África, à frente da ‘holding’ familiar Focus 21 Management & Development, com interesses em vários setores, como a banca, telecomunicações, pescas, transportes, mineração e imobiliário.

A empresária moçambicana casou-se a 26 de julho de 2014 com Zófimo Muiuane, chefe do departamento de marketing da operadora de telecomunicações Mcel, numa cerimónia religiosa na Igreja Presbiteriana de Chamanculo, nos arredores de Maputo, perante centenas de convidados.

Fonte:Noticias ao minuto




Sobre o autor

donaldo jalane

donaldo jalane

Nossa página do facebook

Desporto Internacional

SIGA NOSSO BLOG POR E-MAIL

Digite seu endereço de email para receber novos artigos no seu endereço eletrónico
Name
Email *