MOZ NEWS


Biografia de Daniel David.A Stv é uma televisão fruto de trabalho árduo

Biografia de Daniel David.A Stv é uma televisão fruto de trabalho árduo
outubro 06
08:49 2016

O presidente do Conselho de Administração do grupo Soico fundou a Stv com 36 anos de idade, em 2002, com Graciete Carrilho. A sua primeira empresa chamava-se Bambu e funcionava numa garagem. A par da Visão Publicidade, a Bambu foi a semente de onde emergeria a Soico, em 2001, e a Stv, um ano mais tarde olhar à década de existência da Stv foi o pretexto para esta entrevista, para falar deste projecto que veio revolucionar a forma de fazer televisão em Moçambique, mas também para perguntar, afinal, quem é este homem?




Daniel David, 50 anos, é casado e pai de duas filhas. Nasceu a 15 de Fevereiro de 1966, no distrito de Moamba, província do Maputo. Começou a trabalhar como professor de educação física, depois deixou-se seduzir pelo el-dourado, que era a África do Sul, para muitos jovens da sua época. Partiu para trabalhar nas minas como mineiro.

Anos mais tarde, deixou os sonhos na John em busca da realidade, na terra natal. Ingressou na TVM, como administrativo, em 1989. Daí subiu a pulso, desempenhando, sucessivamente, as funções de director de Formação e Cooperação, director Comercial e Marketing e, depois, nomeado membro do Conselho de Administração da TVM.

Frequentou o curso de Gestão na Universidade de UNISA RSA (Advanced Executive Programme) e tem formação superior em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Politécnica (ex-ISPU).

Ao longo da sua carreira, Daniel David teve uma projecção continental na área da comunicação social, quando foi eleito vice-presidente da União das Rádios e Televisões da África (URTNA).

Em 2007, recebeu o prémio honorífico “Emerging Entrepreneur of the Year Award”, atribuído pela Ernst & Young. Em 2010, foi o único moçambicano convidado a fazer parte da reunião “Clinton Global Inniciative”.

Teve participações especiais no Fórum Mundial das Nações Unidas sobre a TV e Rádio, em Nova Iorque e, no Common Wealth Broadcast Convention, em Cape Town. Em Setembro de 2009, foi o único moçambicano convidado a fazer parte da reunião “Clinton Global Inniciative”, depois de ano anterior a sua biografia ter constado do livro “Africa Greatest Entrepreneurs”, publicado por Moky Makura.




Outra participação especial de Daniel David foi em 2010, quando tomou lugar na Gala International Emmy Awards, em Nova Iorque.

Recebeu vários prémios honoríficos, em reconhecimento ao seu espírito empreendedor, ao longo dos anos. É também importante destacar o prémio honorífico “Emerging Entrepreneur of the Year Award”, atribuído pela Ernst & Young, em 2007.

Em 2000, fundou a Soico, Ltd – Sociedade Independente de Comunicação -, único grupo de media no país que congrega um canal de televisão (Stv, desde 2002), estação de rádio (Sfm, desde 2004), jornal diário (O País, desde 2005).

É, a par disso, actualmente, presidente à Câmara de Comércio Moçambique-Portugal.

Fonte:O pais




Sobre o autor

donaldo jalane

donaldo jalane

Nossa página do facebook

Desporto

Ciência

Celebridade