MOZ NEWS


Reservas internacionais do metical continuam em queda

Reservas internacionais do metical continuam em queda
setembro 27
11:01 2016

Uma informação mais recente do Instituto Nacional de Estatística (INE) aponta que na segunda metade de Agosto o Metical registou perdas nominais em relação ao dólar norte-americano em todos segmentos de mercado cambial interno.

MAPUTO- Com efeito, no Mercado Cambial Interbancário (MCI – transações entre o Banco de Moçambique e os bancos comerciais) a unidade da moeda americana correspondia a 72,96 Meticais.




Enquanto a mesma moeda nos bancos comerciais, a cotação foi de 75,21 meticais e 76,48 meticais nas casas de câmbio.

O aumento do valor do dólar já agravou significativamente o preço dos produtos importados em Moçambique, num espaço de tempo de aproximadamente dois anos.

Com a depreciação do metical, também sobem automaticamente os compromissos da dívida que Moçambique tem com o exterior.

Segundo o País, Moçambique continua a registar redução de Reservas Internacionais Líquidas (reservas externas), factor que reduz a capacidade do país em responder a choques externos e aos desafios das suas relações económicas com o exterior, sobretudo a capacidade de pagar dívidas e realizar importações.




Informação preliminar do INE, citada pelo O País, aponta para uma redução das Reservas em 52,7 milhões de dólares na segunda quinzena de Agosto, para um saldo de 1.769 milhões de dólares, em resultado, essencialmente, da transferência líquida dos bancos comerciais no valor de 15,8 milhões de dólares, as vendas líquidas de 12,2 milhões aos bancos comerciais no MCI e, a amortização da dívida pública externa no valor de 11,5 milhões de dólares, num contexto de entradas para os projectos do Estado no valor de 6,2 milhões e compras a empresas de Investimento Directo Externo (IDE) no valor de 2,2 milhões de dólares. [FI]

Fonte:FM

Sobre o autor

donaldo jalane

donaldo jalane

Nossa página do facebook

Desporto

Ciência

Celebridade